Convidados

Lisa Sharon Harper

Escritora, conferencista e ativista. De Ferguson a Nova Iorque, da Alemanha à África do Sul, Lisa tem palestrado e ajudado a mobilizar pastores e líderes comunitários em ações e valores para o bem comum. Possui mestrado em Direitos Humanos na Columbia University e está em processo de ordenação na Evangelical Covenant Church. Foi da área de Engajamento de Igrejas da organização Sojourners, trabalhando com a reforma da imigração e no treinamento e mobilização de evangélicos para luta pela justiça em Ferguson e em Baltimore.

Tem escrito extensivamente sobre shalom e governança, reforma da imigração e do sistema de saúde, pobreza, justiça racial e de gênero, mudanças climáticas e engajamento cívico transformador. Entre seus livros: Evangelical Does Not Equal Republican…or Democrat (The New Press, 2008), Left Right and Christ: Evangelical Faith in Politics (Elevate, 2011), Forgive Us: Confessions of a Compromised Faith (Zondervan, 2014), e The Very Good Gospel: How Everything Wrong can be Made Right (Waterbrook, 2016).

Foi considerada em 2015 pelo The Huffington Post como uma das “50 Líderes Religiosas a serem celebradas no Dia Internacional da Mulher”, e a revista Relevant a destacou como um dos “Sete Líderes a Acompanhar em 2017”.

Jurema Werneck

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFF, mestra em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ.

Foi pesquisadora visitante do IESC/UERJ (2012–2013), bolsista FAPERJ (2012–2013). Foi fundadora da ONG Criola. É integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil, do Conselho de Diretores do Global Fund for Women, do Conselho Curador do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde. É diretora executiva da Anistia Internacional Brasil

Mônica Santos Francisco

Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Consultora na ONG Asplande, fundadora do Grupo Arteiras e da Rede de Instituições do Borel, foi diretora da Federação de Rádios Comunitárias do Estado Rio de Janeiro e colunista do Jornal do Brasil. Atuou no mandato coletivo de Marielle Franco. Pastora da Comunidade Cristã Gileade e membro da diretoria de Paz e Esperança Brasil.

Henrique Vieira

É formado em Teologia, Ciências Socais e História. Atualmente é pastor da Igreja Batista do Caminho, em Niterói, professor em escolas deste mesmo município, onde também exerceu o mandato de vereador entre 2013 e 2016 . Sua perspectiva teológica e visão de mundo são baseadas no exemplo do Jesus nazareno que, em nome do amor, quebrou paradigmas religiosos, políticos e sociais. Hoje atua como assessor no mandato do deputado estadual Marcelo Freixo (RJ).

Clemir Fernandes

Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul, em Ciências Sociais (UFF), mestre em Sociologia (UERJ) e doutor em Ciências Sociais (UERJ). É pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (ISER), e é editor-adjunto da plataforma Novos Diálogos. Membro da Igreja Batista Memorial da Tijuca.

Maryuri Mora Grisales

Teóloga colombiana (e um tanto brasileira), mestra e doutora em Ciências da Religião pela UMESP, integra a Rede Ecumênica de Juventude (REJU) e a equipe da ONG Conectas Direitos Humanos.

Danilo Silvestre

Formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, teve aperfeiçoamento técnico em Nova York, nas melhores escolas como Alvin Ailey, Steps on Brodway, Peridence Capezio Center! Passou pelo estúdio de ballet Cisne Negro, Michael Mao Dance Company, Victory Dance Project e agora integra o elenco da Curitiba Cia de Dança.

Liz Guimarães

Pedagoga, educadora popular, integrante do Coletivo Pretas Cristãs na Resistência, Coordenadora do Projeto Dando as Mãos (PRODAM) e aspirante ao cargo de Diaconisa na Igreja Metodista do Brasil.

Fellipe dos Anjos

Teólogo e Pastor na IBAB – Igreja Batista da Água Branca (SP). Idealizador, cofundador e Porta-voz do coletivo #EntreNós. Possui graduação em Teologia pela UMESP e pós-graduação lato sensu em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Pesquisa Estado, Violência e Biopolítica do Capitalismo como Religião no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.

Nicolás Panotto

Licenciado em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos – ISEDET (Argentina). Mestrando em Antropologia Social e doutorando em Ciências Sociais pela FLACSO Argentina. Diretor geral do Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Religião e Incidência Pública (GEMRIP) e membro da direção da Postcolonial Network e da Fraternidade Teológica Latino-americana.

Nilza Valéria

Jornalista, batista, trabalhou mais de uma década na ONG Visão Mundial na área de comunicação institucional, atualmente coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

Camila Mantovani

Estudante de Educação do Campo da UFRRJ, membro da Igreja Batista do Caminho (RJ), do Coletivo Esperançar e uma das articuladoras da Frente Evangélica pela Legalização do Aborto.

Marco Davi de Oliveira

Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP e em História pela Faculdade Paulista São José. Mestre em Ciências da Religião (UMESP), é um dos coordenadores do Movimento Negro Evangélico (MNE) e idealizador e coordenador do Discipulado Justiça e Reconciliação, trabalho de reflexão bíblico-racial com jovens das periferias. Participou do Programa Indivíduos Inspirados da TearFund. É autor dos livros “A religião mais negra do Brasil: Por que os negros fazem opção pelo pentecostalismo?” (Editora Ultimato), “A Bíblia e as cotas: Reflexões pastorais sobre politicas de ações afirmativas” (Publicações Reflexus) e “Mensagem às sete igrejas: Reflexões sobre as sete igrejas do Apocalipse sob a perspectiva da Teologia da Missão Integral” (Publicações Reflexus). Articulista da Novos Diálogos e Afropress. É pastor da Nossa Igreja Brasileira, no Rio de Janeiro.

Elcio Cecchetti

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Mestrado em Educação e coordenador do curso de Ciências da Religião da UNOCHAPECÓ. Por 10 anos atuou como assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa (CNRDR/Ministério dos Direitos Humanos). Coordenador Geral do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER).

Bob Luiz Botelho

Teólogo, mestre em teologia pastoral. Membro da Igreja do Armazém, militante em Saúde Mental e Diversidade. Missionário, produtor cultural, aluno de graduação em Geografia na UFPR com pesquisa em Geografia da Religião. Membro do Núcleo Paranaense de Pesquisas e Estudos em Religião (NUPPER/UFPR). Compositor e autor da Performance “À imagem de Deus os criou: teologia e angústia de um gay cristão”.